terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Descontração e depoimentos marcam recepção de novos alunos da UFCA

A semana de recepção dos novos alunos da Universidade Federal do Cariri – UFCA - foi aberta, ontem, segunda-feira, dia 10, com música, depoimentos de ex-alunos, apresentação dos membros da administração superior e muita música. 

As atividades foram realizadas em dois turnos: pela manhã e pela noite. A semana será marcada ainda por várias oficinas voltadas para o exercício acadêmico. A organização da semana de recepção dos novos alunos foi organizada pela Diretoria de Assistência Estudantil – DAE.
A reitora da UFCA, professora Suely Salgueiro Chacon, ao dar as boas-vindas aos novos alunos, lembrou que a UFCA estava praticamente começando com eles – “foram sete meses de intenso trabalho, pois estamos começando a construir uma nova universidade”.
A reitora convidou os novos alunos a se engajarem nesse esforço, pois o momento é de mudança, de revolução de ideias. “A UFCA significa uma grande revolução social, reunindo alunos de diferentes locais. A universidade no meio do sertão significa uma grande revolução”,
O vice-reitor, professor Ricardo Ness, num breve discurso, lembrou aos alunos que eles eram a razão da existência da nova universidade e que vivenciariam um momento único: a construção de uma universidade. Solicitou que eles se engajassem nos programas da UFCA através do sistema de bolsas, processo que, em sua época de estudante, inexistia.
A recepção dos alunos foi realizada de forma espontânea, descontraída e sem protocolos. A diretora da DAE, professora Cláudia Marco, dirigiu a solenidade. Muitos dos presentes contaram suas experiências – professores, técnicos, ex-alunos, alunos e calouros. Inês de Farias, 49 anos, ingressante no curso de Música, explicitou a realização de um sonho antigo. Ela é carioca, mas residente em João Pessoa, Paraíba. “Depois de um longo tempo – disse – comecei a colocar meu pé na música através da UFCA, um sonho de muitas décadas”.
Vanessa Oliveira, ex-bolsista PET e recém-formanda em Agronomia, narrou a sua experiência em anos de estudo, explicitando as diversas fases que vivenciou dentro da UFCA – inicialmente de um certo desânimo diante de disciplinas muito teóricas, “pensei em desistir”, disse. Mas, ao longo do curso, engajou-se em projetos e atividades que lhe foi abrindo novos horizontes.
Ao concluir o curso, Vanessa foi convidada para trabalhar, mas preferiu cursar o Mestrado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. “Se apaixonem pelo curso. É um período de muito estudo, mas também de alegrias, de criar novos laços de amizade e, principalmente, um período de muito aprendizado. Não desistam diante das barreiras, dos problemas. Muitas pessoas gostariam de estar no lugar de vocês, mas não estão. A gente sai da universidade, mas a universidade não sai da gente”.
O congolês, Trezene Bampata Betoko, estudante de Engenharia Civil, falou da sua experiência numa universidade no interior do Brasil. A concorrência não foi fácil para ingressar na UFCA, mas seu esforço não foi em vão. Revelou aspectos da África, um continente ainda desconhecido dos brasileiros, com 54 países independentes. Lamentou que os mídias tratam a África com preconceito, mostrando imagens de tragédia e de sofrimento. “A África não é só isso. Não sei o que eles querem ao mostrarem somente um lado dos países africanos”, assinalou.
O continente africano tem a mais jovem população do mundo, 65 por cento dos 850 milhões de habitantes. Trezene enfatizou que o mundo também precisa da África com a sua floresta equatorial, a segunda mais rica do mundo, sendo boa parte dela ainda inexplorada. Elogiou a UFCA, mas lamentou o preconceito ainda existente no Brasil contra os negros. “Não dentro da universidade, um local de pessoas esclarecidas”.
Os depoimentos foram muitos, generosos e esclarecedores. A música deu o tom descontraído da solenidade. Música clássica, popular, pop internacional. A reitora Suely Salgueiro Chacon ressaltou várias vezes a importância de os novos alunos participarem da construção de uma nova universidade. Diferente e cuja maior virtude é a inclusão real.
A Diretoria de Assistência Estudantil - DAE da Universidade Federal do Cariri - UFCA esclarece que as atividades letivas serão retomadas a partir da quarta-feira, dia 12 de fevereiro.
Adaptado de www.ufca.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário